09 novembro 2013

Simulado Administração Financeira e Orçamentária e Licitação

http://espalhegeral.blogspot.com.br/2013/11/simulado-administracao-financeira-e.html
1-    ESAF – 2013 – DNIT – Técnico de Suporte em Infraestrutura de Transporte
Segundo a Constituição Federal, os orçamentos que têm entre suas funções a de reduzir as desigualdades regionais são:
 a) Orçamento de investimentos e orçamento da seguridade social.
 b) Orçamento monetário e orçamento de investimentos.
 c) Orçamento das estatais e orçamento da seguridade social.
 d) Orçamento monetário e orçamento da seguridade social.
 e) Orçamento fiscal e orçamento de investimentos.

 2-    FGV – 2008 –TCM-RJ – Auditor
Tendo em vista o que traz a CRFB/88 sobre os créditos adicionais, assinale a alternativa correta.
 a) Não é vedada a realização de despesas ou a assunção de obrigações diretas que excedam os créditos orçamentários ou adicionais, visto que a finalidade desses créditos é exatamente alterar o orçamento.
 b) É vedada a abertura de crédito especial sem prévia autorização legislativa, mas, uma vez autorizada, não há necessidade de a lei indicar os recursos correspondentes.
 c) A abertura de créditos especiais e extraordinários somente será admitida para atender a despesas imprevisíveis e urgentes, como as decorrentes de guerra, comoção interna ou calamidade pública.
 d) Os créditos especiais e extraordinários terão vigência no exercício financeiro em que forem autorizados, salvo se o ato de autorização for promulgado nos últimos quatro meses daquele exercício, caso em que, reabertos nos limites de seus saldos, serão incorporados ao orçamento do exercício financeiro subseqüente.
 e) Os projetos de lei relativos ao plano plurianual, às diretrizes orçamentárias, ao orçamento anual e aos créditos adicionais serão apreciados pelo Senado na forma do regimento comum.

3 - CESGRANRIO – 2008 – CAPES – Analista de Sistemas
Administração Pública – Assunto: Licitação
Nas licitações na modalidade pregão, o termo de referência é o documento que
 a) indica o procurador residente e domiciliado no País, com poderes para receber citação, intimação e responder administrativa e judicialmente pelos atos de licitantes estrangeiros.
 b) contém referências de contratantes anteriores do licitante, com detalhes dos contratos firmados no passado e a avaliação do índice de satisfação na sua execução, que forneçam parâmetros à Administração quanto à idoneidade do proponente.
 c) deve conter elementos capazes de propiciar a avaliação do custo pela Administração, diante de orçamento detalhado, considerando os preços praticados no mercado, a definição dos métodos, a estratégia de suprimento e o prazo de execução do contrato.
 d) declara encerrada a etapa competitiva e ordena as propostas, motivadamente, de acordo com a aceitabilidade das propostas classificadas, quanto ao objeto e valor.
 e) pode ser substituído pela certidão de regularidade fiscal com validade até a data prevista para o encerramento do procedimento licitatório.

4 - Cespe – 2007 – TRE-PA – Analista Judiciário – Área Administrativa
Com base nos dispositivos constitucionais em matéria orçamentária, assinale a opção correta.
 a) Os planos e programas nacionais, regionais e setoriais são de competência do Congresso Nacional e iniciativa de qualquer um dos poderes da República e do Ministério Público.
 b) Matéria orçamentária está sujeita à aprovação sucessiva de ambas as Casas do Congresso Nacional.
 c) No âmbito do Poder Judiciário, a transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos de um órgão para outro independe de prévia autorização legislativa.
 d) O plano plurianual deve subordinar-se aos planos e programas nacionais, regionais e setoriais em vigor.
 e) Os investimentos efetuados pela União nas entidades vinculadas às áreas de saúde, assistência social e previdência social devem constar do orçamento da seguridade social.
Gabarito
1- E
2- D
3- C
4- E

Nenhum comentário:

Postar um comentário